Ana Rita Gaspar
Sou a Ana Rita Basílio Varela Gaspar e estudei na ESTM na licenciatura em “Gestão Turística e Hoteleira” entre 2009-2012.
Recordo-me do companheirismo, amizade entre colegas, professores e funcionários. É uma instituição que prima pela proximidade entre todos. Os espaços sempre cuidados, o orgulho com que tratamos a nossa escola. O facto de os professores serem realmente interessados, fez com as matérias tenham sido lecionadas de forma mais dinâmica. Não há nenhum que eu não me recorde pelo nome e igualmente sei que têm gosto em saber novidades de nós.
Comecei por fazer estágio no Departamento de Housekeeping no Hilton de Barcelona (organizado pelo gabinete de estágios). Passei por alguns trabalhos pontuais em Portugal, na altura que a nossa geração absorveu em grande escala as consequências da crise económica de 2008.
Decidi experimentar o Reino Unido, com a perspetiva de ficar alguns meses, mas acabei por ficar dois anos. Iniciei como rececionista no Hilton London Gatwick, tendo posteriormente sido promovida a supervisora de receção.
Considero esta a experiência mais relevante no meu percurso, sinto que foi aqui que consegui dar o grande salto na minha carreira, trabalhava com jovens da mesma idade, todos em início de carreira, o ambiente era muito dinâmico e desafiador.
Posteriormente, decidi apostar na indústria de cruzeiros, tendo iniciado funções como Front Desk Manager na Celebrity Cruises. Desenvolvi esta atividade por dois anos, sendo que decidi interromper para fazer mestrado em Gestão de Recursos Humanos em Lisboa. Durante a pandemia tive a oportunidade de desempenhar funções como IT Recruiter numa start-up portuguesa, FoxIT.
Hoje estou à espera de embarcar novamente como Front Desk Manager na Celebrity.
Existem alguns projetos pessoais que gostaria de desenvolver, mas nada em concreto por agora. No entanto, algo que sei sobre mim, é que não tenho perfil de empreendedora.
O Politécnico de Leiria capacitou-me com as ferramentas necessárias para perceber que um hotel é como uma empresa/negócio e não só como um “hotel”. Se não tivermos uma noção para além do quarto e da recepção, se não tivermos uma visão 360 de toda a operação de back office, front office, experiência e emoções do cliente, experiência e emoções do staff , dificilmente seremos bons gestores.
Espero que a Rede Alumni seja uma rede de contacto entre antigos e atuais colegas e de networking que é uma mais valia. Estou sempre disponível para ajudar no que puder em termos de carreira dentro da minha área. Gosto de saber que existe a mesma abertura por parte de outras pessoas.
Gostaria que a rede se estende-se ao Linkedin e Instagram. Profissionais numa fase da vida como a minha, privilegiam o Linkedin, pois é aqui que me tenho que focar. Instagram, para chegar às camadas mais jovens 🙂 Infelizmente eles já dizem que a malta do Facebook é cota 😀