Testemunhos

Cheila Roça

Escola

ESECS

Curso

Licenciatura. Educação Básica
Mestrado. Educação Pré-Escolar

Ano de conclusão

2011 e 2012

Sou a Cheila Roça e entre 2008 e 2011 frequentei a licenciatura de Educação Básica na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Em outubro de 2012 concluí, na mesma Escola, o Mestrado em Educação Pré-Escolar.

Guardo inúmeras memórias do tempo passado nesta instituição, pois foram anos fantásticos de evolução académica, pessoal e social. Travei duras batalhas, tive de crescer, aprender, mostrar o meu valor e, entre lágrimas e sorrisos, avançar rumo a uma meta que não sabia se iria alcançar. No asfalto da vida tantas vezes me senti perdida, todavia uma mão amiga sempre encontrei estendida.

Por isso, recordo os momentos vividos nesta cidade de encanto, da qual sempre vou lembrar o canto, pois nas suas notas traz gravadas as memórias de um sonho realizado. Das noites passadas ao luar, dos trabalhos intermináveis e do estudo imprevisível sempre vou recordar, porque foram momentos que marcaram a minha vida de estudante. No coração guardo todas as pessoas que me ampararam e a magia dos momentos partilhados.

Não esquecerei que foi a medo que procurei o Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE). Junto deste serviço redescobri forças em mim que desconhecia, aprendi a lidar com os fantasmas do passado, tornei-me uma pessoa mais forte e aprendi que é possível ser feliz quando se ama a pessoa que se é. Durante estes quatro anos em terras do Lis aprendi sobretudo a amar-me, a colocar-me em primeiro plano, a pensar também em mim. Aprendi que todos os erros são pedras preciosas no nosso crescimento e que um “não vai conseguir”, pode ser a chave do sucesso. Hoje sei que não há limites, que a dislexia (parte integrante do que sou) só condiciona a minha vida quando eu já não quero lutar e a uso como desculpa para encobrir a minha preguiça. Contudo, o que guardo realmente e que mudou a minha vida é que ser Educadora deixou de ser uma teimosia de quem luta para provar o seu valor, para ser uma missão de vida. Nesse sentido, estou consciente de que sempre irei precisar de estudar e lutar para melhorar a cada dia, de modo a ajudar cada criança a vencer. Depois de sair da ESECS tive vários empregos temporários; todavia, só um deles ligado à área de Educação de Infância.

Por isso, um dia ao perceber que tinha de voltar a lutar pelo meu sonho, fui fazer uma formação de Inglês, e aí comecei a desenvolver um projeto que assenta nos seguintes pilares: conceber contextos para que as crianças da região possam melhorar os seus métodos de estudo e, consequentemente, aumentar o seu desempenho escolar; gerar condições para apoiar as crianças mais desfavorecidas do concelho das Caldas da Rainha; ter horários abrangentes para que todas as crianças possam frequentar o respetivo centro de estudos e ocupação de tempos livres; conceber atividades diversificadas para os períodos de interrupção letiva; realizar Workshops em diversas áreas para crianças e encarregados de educação; estar disponível para apoiar os encarregados de educação na sua missão de modelos ativos das crianças.

Atualmente, sou Presidente da Associação de Acompanhamento Pedagógico e Social “Construtores de Encantos”, na qual damos corpo e desenvolvemos os objetivos anteriormente referidos. Sou também responsável pela sala de ocupação de tempos livres e pelas atividades realizadas nos períodos não letivos. Pode conhecer um pouco melhor este projeto em https://www.facebook.com/Aldeia.enc…. Para além disto, sou catequista na paróquia de Salir de Matos, concelho de Caldas da Rainha. Sou apoiante e, recentemente, militante de um partido político, pois estou ciente que só uma renovação politica e social pode contribuir para uma sociedade mais justa. Tenho a certeza que aprendi muito ao longo dos quatro anos que passei na ESECS; que cresci a nível pessoal, académico e social; que me cruzei com magníficos profissionais que acreditaram em mim, algumas vezes mais do que eu; que conheci pessoas que me ensinaram a acreditar no poder dos sonhos, gente que me fez lutar para superar o medo, amigos para a vida que guardo no coração e, sobretudo, seres humanos especiais que me ensinaram o poder da mente.

Por tudo isto, talvez o meu sucesso académico, pessoal e social fosse muito diferente em outra instituição de ensino, porque poucas têm os ser humanos magníficos que comigo partilharam esta aventura durante quatro longos anos. A todos eles amigos, colegas, professores, supervisores, crianças, auxiliares, etc. O meu profundo obrigada! Porque sem vós tudo seria diferente! Hoje posso afirmar que tenho muito orgulho em mim, na minha formação, na instituição onde a realizei e no caminho que percorri e vou percorrer! Assim, posso garantir que o que fiz de mais arrojado foi fazer o curso de Educação Básica. Exigiu de mim uma força que desconhecia ter, uma vez que sabia que o curso era difícil, que não teria muitas saídas profissionais, que teria que vencer o fantasma da dislexia, que iria deixar a oportunidade de ter um emprego estável, para estudar numa cidade desconhecida. Haverá algo mais radical? Para mim não. Provavelmente não é tão deslumbrante como um salto de paraquedas, mas é um verdadeiro mergulho sem garrafa de oxigénio que me fez crescer imenso e perceber que, quando amamos algo, somos capazes de vencer todas as barreiras… Para mim, educar é uma verdadeira injeção de adrenalina diária. Obrigada a todas as pessoas que tornaram esta “loucura” a maior experiência da minha vida, onde tanto cresci e evolui.

A Rede IPLeiri@lumni é um meio de contacto fundamental entre os antigos estudantes e o Politécnico de Leiria, proporcionando oportunidades de evolução e partilha de experiências. Espero que esta Rede consiga manter viva a chama da investigação-ação que tanto me enriqueceu e mudou a minha vida.