Testemunhos

Miguel Oliveira

Escola

ESTG

Curso

Licenciatura. Marketing

Ano de conclusão

2012

O meu nome é Miguel Oliveira, tenho 23 anos e sou natural de Leiria. Estudei na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPLeiria, no curso de Marketing. Iniciei a licenciatura em Setembro de 2009, tendo concluído a mesma em Julho de 2012.

Após a conclusão do grau de licenciado, no final de Julho de 2012, senti que necessitava de uma temporada dedicada somente para enriquecer e diversificar os meus conhecimentos e o meu currículo. Frequentei o curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CCP) e outros cursos, em regime on-line, relacionados com a minha área profissional, assisti a diversas conferências e palestras e li bastantes livros e artigos científicos. Neste mesmo período, redigi alguns capítulos para uma obra que foi lançada recentemente. Decidi igualmente materializar em realidade uma ideia que já tinha desde os tempos em que andava a estudar: elaborar a primeira plataforma de neuromarketing em Portugal e assim nasceram, no início de Janeiro de 2013, os Neurónios do Consumo (www.neuroniosdoconsumo.pt).

Atualmente estou a trabalhar na PsicoSoma Viseu, colaborando nos diversos projetos de marketing que estão sob a alçada da PsicoSoma. No entanto, as minhas funções não estão restritas à vertente de marketing, fazendo um pouco de tudo.

O dia 18 de Abril de 2013 marcou o lançamento de uma obra na qual participei ativamente. O livro intitula-se Comportamento do Consumidor e tem como objetivo narrar as temáticas dessa área mas com uma abordagem renovada e atualizada pelas evidências das neurociências e da psicologia. Serve de apoio aos alunos, professores e investigadores da área do marketing e, mais concretamente, do campo do comportamento do consumidor. De referir ainda que foi escrito por diversos autores, todos eles de diferentes especialidades, e coordenado pelos docentes que leccionam a unidade curricular de Comportamento do Consumidor da ESTG. Espero que seja o primeiro de muitos!

Já tinha ouvido falar da rede IPLeiria@lumni ainda quando era estudante. Porém, apenas sabia que se tratava de uma plataforma de network que mantinha ligados todos os antigos estudantes do IPLeiria, independentemente da escola e do curso que frequentaram. E penso que essa é mesmo a principal vantagem desta iniciativa pois, desta forma, não se perde o contacto com outros antigos estudantes, é possível acompanhar o desenvolvimento do trabalho e dos projetos desses mesmos antigos estudantes, trocar experiências e continuar conectado ao universo do IPLeiria. Destaco ainda o passaporte Alumni (o qual me foi apresentado na ação de sensibilização que a rede IPLeiria@lumni efetuou na Conferência de Marketing) que oferece um conjunto de descontos que, obviamente é sempre um aspeto bastante positivo.

Penso que devem continuar a marcar presença nos eventos que decorrem nas instalações do IPLeiria (conferências, workshops, ações de formação, entre outras) onde, por norma, se concentram antigos alunos em número significativo. O word of mouth (publicidade boca-à-boca) é outra ferramenta poderosa para angariar mais antigos alunos e, como tal, sugiro que se incentive os antigos alunos inscritos na rede IPLeiria@lumni a partilharem e divulgarem esta plataforma, quer nas redes sociais, quer junto de outras pessoas que tenham sido antigos estudantes no IPLeiria. De resto, tem sido esse o meu contributo.

O ingresso no Politécnico de Leiria teve um impacto decisivo, tanto na componente profissional como pessoal. A nível profissional porque, para além do conhecimento de marketing que assimilei ao longo da licenciatura, penso que adquiri uma certa dose de espírito empreendedor, muito incutido por alguns docentes com quem partilhei a sala de aula. Por outro lado, tive a sorte de ter aproveitado algumas oportunidades dadas pelo IPLeiria (como o concurso The Best Marketing Idol, no qual saí vencedor da primeira edição) e por alguns professores (participação em trabalhos extracurriculares) para mostrar o meu valor e as minhas competências, o que se veio a revelar determinante para ingressar no mercado de trabalho. Na vertente pessoal, quero, em primeiro lugar, salientar as relações de amizade que estabeleci não só com alunos mas também com professores. Saí do IPLeiria com a sensação de que o curso de Marketing não representa apenas um conjunto de alunos, mas sim uma grande família e tive a oportunidade de comprovar isso quando estive recentemente presente na Conferência de Marketing ao sentir o carinho, tanto dos alunos como dos docentes. Por último, o que mais me fascinou foi o facto dos ensinamentos de marketing poderem ser aplicados na vida pessoal para que cada um de nós consiga criar à sua volta uma marca própria. Esse foi outro contributo bastante importante e que mudou radicalmente a minha postura pessoal.