Testemunhos

Soledade Lourenço

Escola

ESSLei

Curso

Licenciatura. Enfermagem Geral

Ano de conclusão

1989

Olá, sou a Soledade Lourenço, Soly para os amigos (foi sempre assim que me conheceram em Leiria). Iniciei o meu percurso académico na então Escola de Enfermagem de Leiria, atual ESSlei. Iniciei em 1987 o Curso de Enfermagem Geral que terminei em 1989. Gosto de brincar com isto pois terminei um curso que já estava desatualizado; foram anos de mudança na Enfermagem e iniciavam-se os primeiros cursos de bacharelato.

Em Janeiro de 1990 iniciei funções no Bloco Operatório do Hospital Distrital de Castelo Branco. Tal como agora, viviam-se tempos difíceis, surgiam os primeiros recibos verdes na função pública e isso fez com que, ao fim de cerca de 2 anos, eu mudasse para o então Centro de Saúde Mental. Assisti à integração dos CSM nos Hospitais Distritais sob a forma de Departamentos de Psiquiatria e vivi todas as conturbações inerentes à situação. Aprendi muito com os técnicos da Psiquiatria “pesada” e esse facto despertou em mim o gosto por esta área. Em 1995 surge a oportunidade de frequentar o 1º Curso de Estudos Superior Especializados em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica na Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto. Fi-lo com todas as dificuldades de quem trabalhava a 160 km da Escola, 4 dias por semana, frequentando a Escola 3 dias e já com uma família constituída. Nesta altura trabalhava na comunidade, sempre gostei de trabalhar na comunidade e essa era uma área muito carenciada, fazer psiquiatria comunitária foi sempre um gosto especial. Terminada a especialidade em 1997, novos desafios foram lançados: assumi a consulta externa e a intervenção comunitária da Psiquiatria na área de intervenção do então Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco. Por motivos diversos e porque sempre senti que não podia parar na aquisição de competências e saberes, iniciei em 2001 o mestrado em Toxicodependência e Patologias Psicossociais, tendo feito a dissertação na área do alcoolismo, temática que sempre me interessou particularmente. Passei também a ser formadora interna do Hospital. Em 2006 iniciei um projeto, desenvolvido por um laboratório, denominado “Viver em Equilíbrio” que tinha como objetivos criar hábitos de vida saudáveis (alimentação e exercício) nos doentes do foro psiquiátrico. Em 2008 fui convidada para lecionar na ESSLei no 1º Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, colaboração esta que se manteve até Janeiro de 2013, data em que defendi o Titulo de Especialista na Docência.

Desde 2002 que coordeno a equipa de enfermagem do Serviço de Psiquiatria da ULS de Castelo Branco, sou formadora no IEFP de Castelo Branco em áreas ligadas à Saúde Mental e, nesta área, colaboro também com a ESSLei, sempre que sou solicitada.

Há cerca de 2 anos, que participo com outros colegas num grupo de cuidadores de doentes com doença mental grave. É um grupo que se constitui como grupo de auto ajuda ao qual foi ministrada formação sobre a doença mental. É um trabalho de voluntariado mas de grande gratificação pessoal.

A Rede IPLeiri@lumni é de grande importância pois permite manter em contacto os antigos alunos, sabermos o que os nossos colegas andam a fazer, podermos pedir colaboração em algumas situações e, acima de tudo, divulgar aquilo que os antigos estudantes andam a fazer.

O Politécnico de Leiria contribuiu muito para o meu desejo de querer ser sempre melhor profissional e melhor pessoa. Dizia, ainda não há muito tempo, que nós somos aquilo que nos estimulam a ser. Enquanto estudante e docente do Politécnico de Leiria senti sempre que tinha que ser cada vez melhor e desenvolver em pleno todas as minhas capacidades.