Testemunhos

Tito Ferreira

Escola

ESAD.CR

Curso

LIcenciatura. Design Industrial

Ano de conclusão

2010

O meu nome é Tito Ferreira, sou antigo estudante da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, onde tirei o curso de Design Industrial, entre 2007 e 2010.

Na altura em que fui colocado não tinha como objetivo ingressar no ensino superior, mas hoje ao olhar para trás vejo que foi a melhor escolha que podia ter feito. Ingressei numa Escola onde reina o bom ambiente, o espirito de camaradagem, uma forte ligação entre alunos e entre os estudantes e o corpo docente, o que, no meu entender, é um dos pontos mais fortes da ESAD.CR, criando assim uma forte motivação no aprender e no querer fazer. É sempre bom recordar as noites de trabalhos, tanto individuais como de grupo, com colegas do mesmo curso ou de outros cursos, onde a entreajuda esteve sempre presente, o que contribuiu para um pouco daquilo que sou hoje. Tento quanto possível manter-me em contacto com os meus colegas, pois foram eles que me apoiaram nos bons e maus momentos, durante três fantásticos anos.

Depois de terminar a licenciatura, a escassez de emprego na área fez com que me dedicasse a um projeto que já vinha do meu tempo de estudante, o qual continuo nos dias de hoje: a gestão de uma pizzaria, na Praia do Pedrógão – https://www.facebook.com/makapepizzaria?fref=ts.

Desde o início de 2012 que trabalho como designer na empresa Bleach Design, na Marinha Grande, onde tenho posto em prática muitos dos conhecimentos adquiridos na ESAD.CR. Em paralelo faço alguns trabalhos como freelancer e continuo, nos meses de verão, a gerir a minha pizzaria. Em 2014 vão ser produzidos e comercializados três de quatro projetos desenvolvidos com o meu colega Joneiber Saldanha no âmbito do Seminário sobre Olaria e Rendas realizado na ESAD.CR para a empresa Dedal.

O Politécnico de Leiria teve um papel importante para o meu crescimento, tanto a nível pessoal como profissional, tornando-me autónomo no aprender e no fazer.

Da Rede IPLeiria@lumni espero que continue a desenvolver o bom trabalho que tem feito até aqui, desde a partilha das mais diversas experiências vividas por antigos estudantes à partilha de informações. Para o seu desenvolvimento, sugiro uma aproximação às mais diversas áreas empresariais, de forma a dar a conhecer o que de bom o Politécnico de Leiria transmite aos seus estudantes. Sugiro também a criação de uma plataforma de emprego que ajude os seus antigos estudantes a terem acesso mais próximo a emprego nas áreas em que se formaram.