Licenciatura em Comunicação e Media

Vagas abertas para 2018/2019

Objetivos

O curso pretende formar profissionais com sólida formação teórica e prática na área da comunicação e dos media. Desenvolvem-se competências para a atuação profissional nos subdomínios do jornalismo e da produção de informação, da gestão de comunicação e comunicação estratégica, valorizando-se a capacidade de produção em diferentes linguagens e tecnologias.

 

O plano curricular visa dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos:

  • Conhecer a história e as dinâmicas de evolução do universo da comunicação e dos media;
  • Distinguir as finalidades e características específicas dos subdomínios e profissões da área da comunicação;
  • Conhecer a estrutura dos meios de comunicação, seus principais formatos e dinâmicas de funcionamento;
  • Conceber, planificar e produzir conteúdos adequados a diferentes áreas de atuação profissional (informação e gestão de comunicação);
  • Identificar as características dos meios e dominar as tecnologias de produção de soluções adequadas a diferentes objetivos e suportes (impressos, áudio, vídeo, digitais);
  • Desenvolver competências de conceção e produção de soluções adequadas a ambientes multi-meios;
  • Desenvolver competências de análise crítica e revisão de projetos;
  • Conhecer os enquadramentos legais e deontológicos da atuação profissional na área;
  • Compreender dinâmicas políticas, económicas e culturais das sociedades contemporâneas;
  • Refletir sobre tecnologias e discursos dos media e seus impactos sociais;
  • Analisar processos e contextos de receção de produtos de media;
  • Desenvolver competências de investigação na área da comunicação;
  • Explorar competências de análise crítica e auto-reflexão orientadoras da atuação e desenvolvimento profissional.

Ciências da Comunicação

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
3099101Comunicação em Língua PortuguesaS1545 h
3099102Teorias da ComunicaçãoS1545 h
3099103História e Dinâmicas dos MediaS1545 h
3099104História ContemporâneaS1560 h
3099105Teoria e Prática da ImagemS1660 h
Língua Estrangeira IS1445 h
3099107Investigação em Ciências Sociais e em ComunicaçãoS2545 h
3099108Informação e Géneros JornalísticosS2545 h
3099109Marketing e Comunicação IntegradaS2545 h
3099110SemióticaS2545 h
3099111Escrita e Meios AudiovisuaisS2560 h
Língua Estrangeira IIS2445 h
3099113Workshop de Comunicação IS2115 h
CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
3099114Sociologia da ComunicaçãoS1545 h
3099115Ciência Política e Relações InternacionaisS1545 h
3099116Laboratório JornalísticoS1545 h
3099117Meios e PublicidadeS1545 h
3099118Estética e GrafismoS1445 h
3099119Tecnologias MultimédiaS1560 h
3099120Workshop de Comunicação IIS1115 h
3099121Temas do Mundo ContemporâneoS2545 h
3099122Direito e Deontologia da ComunicaçãoS2545 h
3099123Teorias da Produção NoticiosaS2445 h
3099124Produção de Conteúdos S2560 h
Opção IS2545 h
3099126Workshop de Comunicação IIIS2115 h
CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
3099127ProjetoS11060 h
3099128Análise dos MediaS1545 h
3099129Gestão de Media e Modelos de NegócioS1545 h
Opção IIS1545 h
3099131EstágioS230

Saídas profissionais

  • Jornalismo
  • Produção de Informação
  • Gestão de Comunicação
  • Comunicação Estratégica
  • Publicidade
  • Relações Públicas
  • Assessoria de Comunicação
  • Gestão e Produção de Conteúdos Audiovisuais e Multimédia
  • Órgãos de Comunicação Social (Imprensa, Rádio, TV, Multimédia)
  • Agências de Comunicação, Publicidade e Assessoria
  • Gabinetes de Comunicação (entidades públicas e privadas)
  • Setor empresarial em geral (gestão de comunicação e comunicação estratégica)
  • Agências de Design
  • Empresas de produção multimédia
  • Empresas de produção e distribuição de conteúdos

Condições de acesso

Prova de ingresso
Uma das seguintes provas:
(04) Economia
(06) Filosofia
(11) História
(18) Português

Consulte a Deliberação nº 174_2018 que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2018/2019.

Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%

Classificações mínimas
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos

 

Fórmula de cálculo
Média do secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%

 

Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao IPLeiria devem ser consultadas na  página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.