A3ES
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Acreditação Institucional
O Politécnico de Leiria está acreditado pela A3ES no âmbito do processo de avaliação institucional. Os resultados deste processo encontram-se disponíveis na página da A3ES.
Acreditação dos cursos
Todos os cursos do Politécnico de Leiria cumprem com os requisitos legais e estão acreditados pela A3ES. Consulte a informação detalhada da acreditação da oferta formativa do Politécnico de Leiria.
Universities compared. you way.
U-Multirank
Politécnico de Leiria no TOP 10 U-Multirank 2021 das IES Nacionais (em várias áreas)
O Politécnico de Leiria é uma das instituições portuguesas que figura no U-Multirank, um ranking global e multidimensional que integra mais de 1.300 instituições de ensino superior (IES) de 90 países.
Na edição de 2021, o Politécnico de Leiria figura no Top 10 das instituições nacionais, em três áreas de relevo:
- Regional Engagement: Melhor Politécnico Nacional – posição 8/25 (resultados)
- Teaching & Learning: 2.º Melhor Politécnico Nacional – posição 7/25 (resultados)
- Research: 2.º Melhor Politécnico Nacional – posição 9/25 (resultados)
Os resultados globais do Politécnico de Leiria são públicos e estão disponíveis para consulta.
EUA
European University Association
Em 2007, o Politécnico de Leiria submeteu-se voluntariamente a uma avaliação externa pela EUA. Desta avaliação inicial resultaram 23 recomendações, que o instituto deveria implementar ou reforçar a curto prazo.
As mesmas incidiam no planeamento estratégico, governo e gestão do Instituto, na implementação do Processo de Bolonha e internacionalização e, no que toca ao ensino, na aprendizagem e cursos ministrados, e no desenvolvimento de sistemas de garantia de qualidade.
Na sequência deste processo, entendeu o IPLeiria solicitar uma avaliação de follow-up, que foi realizado pela EUA em Novembro de 2010. A equipa de avaliação, que visitou o Instituto e reuniu com mais de uma centena de pessoas representativas não só do instituto como da comunidade regional, evidenciou, no relatório final, que «ficou muito impressionada com o progresso do IPLeiria e com o facto de ter transformado em realidade grande parte das recomendações da avaliação inicial» e satisfeita com o «entusiasmo e motivação da comunidade académica em alcançar os seus objetivos».