Prémios e distinções

no FIG Bilbau: projeto Imagined Cities

Estudante do Politécnico de Leiria premiada com residência artística

Ana Rita Manique, mestranda em Design de Produto da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, foi uma das premiadas na 8.ª edição do espaço “Cubos das Tentações”, do Festival Internacional de Gravação e Arte sobre Papel de Bilbau (FIG Bilbau), em Espanha, que decorreu entre os dias 25 e 28 de novembro de 2021, no Palácio Euskalduna de Bilbau. “Imagined Cities” foi o projeto que valeu à estudante a conquista do prémio, que consiste numa residência artística na Fundação CIEC – Centro Internacional da Estampa Contemporânea de Betanzos, na Corunha.

“Imagined Cities” mostra, através da Impressão em Serigrafia, a cartografia de uma cidade imaginada, que ainda não existe. A partir do desenho e da fotografia, as imagens ligam-se a um pensamento multidisciplinar que incide sobre o urbanismo, o design e a arte. Assim, de forma utópica, as impressões procuram ativar uma cidade ainda por criar.

«Estar presente no FIG Bilbau, a apresentar o meu trabalho de gravura e a representar a ESAD.CR e o Politécnico de Leiria, foi uma enorme honra e excelente oportunidade para expor o meu trabalho. Foi um projeto ambicioso desde o início. Desenvolvi este trabalho com o intuito de quebrar as dimensões físicas do cubo de madeira, convidando o espectador a imaginar um outro lugar, com novas cartografias. Em simultâneo é algo poético e pessoal com imagens de locais e coordenadas de sítios que me são próximos», refere Ana Rita Manique.

PARABÉNS!

Os projetos premiados foram avaliados por um júri especializado, com base nos critérios de qualidade, formato e projeção.

«Fico muito feliz com o prémio que foi atribuído. É uma grande motivação para continuar a constante criação do meu trabalho, e carreira dentro da área das artes e design. Agradeço à professora Célia Bragança e ao professor Samuel Rama, a orientação e acompanhamento, e ao Politécnico de Leiria e ESAD.CR, as condições e oportunidades para que o trabalho diariamente desenvolvido nas oficinas seja ampliado e reconhecido», realça a estudante.

Além de Ana Rita Manique, representaram o Politécnico de Leiria na 8.ª edição do espaço “Cubos das Tentações” a docente Célia Bragança, da ESAD.CR, e os estudantes Miguel Ferreira, do terceiro ano da licenciatura em Artes Plásticas, Miguel Ângelo Marques, do mestrado em Artes Plásticas, e Sara Pinho da Cruz, mestranda em Artes Plásticas.

O espaço “Cubos das Tentações” pretende dar visibilidade, apoiar, difundir e potenciar as práticas artísticas emergentes. Além da ESAD.CR do Politécnico de Leiria, participou ainda no evento a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tendo o espaço sido composto por oito cubos de madeira 2x2x2 metros, quatro para cada instituição, além da utilização das próprias paredes.