Testemunhos

Licenciatura. Marketing

Ano de conclusão

Olá a todos!

O meu nome é José António Quintas Maia Ferreira, estudei na ESTG, no Instituto Politécnico de Leiria, onde iniciei a licenciatura de Marketing via EaD em 2009, terminando em 2012. O meu percurso académico foi inverso à maioria dos estudantes universitários.

Por razões várias tive de optar primeiro por uma carreira profissional em detrimento do ensino superior. Ao longo da mesma realizei-me profissionalmente, tendo atingido o topo da hierarquia, ou seja, ter a minha própria empresa.

Após ter adquirido a prática num contexto onde a constante é a mudança decidi que era tempo de complementar os meus conhecimentos com uma licenciatura em Marketing. Sendo natural e residente no Porto fiz os exames de admissão a duas universidades locais. Entretanto, durante este processo descobri que o Instituto Politécnico de Leiria tinha uma opção EaD (ensino a distância)em Marketing, o que me pareceu muito interessante pois respondia inteiramente às minhas necessidades de então. A vertente EaD é sem dúvida a melhor via para todos aqueles que necessitam de conciliar o estudo com os compromissos profissionais e a vida familiar.

Optei portanto por Leiria, e ainda bem, pois desenvolvi novas amizades entre docentes e colegas que me marcaram imenso.

Como seria de esperar não foi uma licenciatura fácil mas reaprendi a estudar, a partilhar, a conviver num curso onde a auto motivação é a maior fatia que nós, no ensino a distância, devemos possuir para conseguir superar todos os obstáculos que enfrentamos. Aliás, todo aquele que opta pelo ensino superior via EaD deve estar preparado para assumir um compromisso consigo próprio e muito mais do que isso, deve ser cúmplice e responsável pela sua própria aprendizagem!

Julgo que o nosso EaD tem uma margem de progressão enorme e como marketeer acho que o IPL tem descurado a promoção desta modalidade, pois tal como eu, existe um público-alvo recetivo a adquirir competências via EaD, mas não sabe que tal existe.

Atualmente, estou à procura de novos desafios profissionais, apesar de manter ligações fortes à minha área profissional que é o Têxtil/Vestuário. Nesse sentido tenho feito várias formações em “customer care” e na área das redes sociais visto considerar que o marketing evoluirá substancialmente nessas plataformas.

Sou agente de clientes Têxteis externos e faço gestão de conteúdos e de comunidades. No entanto, como afirmei acima procuro novos desafios profissionais. Gostaria de dar formação, concluí recentemente o CCP e estou a elaborar dois cursos dentro da minha área académica para apresentar às entidades formadoras.

Sou apologista de uma formação/ensino mais prático e menos teórico e registo infelizmente que muitos alunos saem das formações/escolas, etc, sem essa variável.

Acho a Rede IPLeiri@limni uma ideia muito interessante e devemos contribuir para a sua difusão. Acima de tudo porque não devemos cortar esse cordão umbilical que nos liga ao IPL. O facto de pertencermos à Rede permite-nos aceder a uma série de iniciativas e meios que de outra forma seriam mais complexas. Seremos uns eternos estudantes!

Acho que todos nós somos evangelistas no que se refere ao Politécnico de Leiria. Julgo que estaremos recetivos a contribuir com o nosso testemunho, com a nossa colaboração em eventos que possam ser realizados quer no Politécnico de Leiria quer por esse país fora (por exemplo na minha cidade, o Porto) de forma a trazer o Politécnico sempre mais longe!

E neste caso particular o Ensino a Distância!

Voltar ao Ensino Superior depois de ter finalizado o secundário há mais de 25 anos foi um dos maiores desafios da minha vida! Mas, não abdiquei dos meus direitos e deveres e vivi intensamente todos os anos académicos! Aliás, fui batizado na praxe (acho mesmo que fui o aluno mais “maduro” que se apresentou nesse dia) estive presente em todos os desfiles, bênção das pastas, etc.!

E depois existe uma realidade que é pouco conhecida dentro do Politécnico de Leiria, o EaD. Todos aqueles que viveram ou participaram nesta vertente desenvolveram uma proximidade entre docentes e colegas que nos diferenciam entre iguais. O esforço é maior, mas com ajuda de todos soubemos ultrapassar uma maratona em que dependemos fundamentalmente de nós.

O Politécnico de Leiria foi, é, e será sempre uma experiência que nunca esquecerei.