Testemunhos

Rita Menezes

Escola

ESTG

Curso

Mestrado. Marketing Relacional

Ano de conclusão

2016

Chamo-me Rita Menezes e sou licenciada em Tradução, variante de Intérpretes (1996-2001) pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Sou também mestre em Marketing Relacional (2013-2016) pela mesma escola.

O meu primeiro ano na ESTG correspondeu ao segundo ano desta escola no atual campus. Desde então o Politécnico de Leiria – mais concretamente o campus onde se insere a ESTG – evoluiu a olhos vistos, tanto em termos de dimensão física como humana. Uma memória que guardo com muito agrado do final dos anos 90 diz respeito à dimensão: por nos concentrarmos num só espaço, havia a sensação de proximidade entre todos. Também guardo com ternura as relações de amizade que tive a sorte de criar com alguns professores.

Depois de ter terminado a licenciatura, mudei-me para Lisboa e trabalhei na RTP. Comecei a desenvolver a minha atividade como tradutora e aproveitei para continuar a estudar, desta vez na Universidade Nova de Lisboa. Algum tempo depois, surgiu a oportunidade de regressar a Leiria e trabalhar exclusivamente na área que sempre desejei: tradução. Em 2013, regressei à ESTG como aluna do mestrado em Marketing Relacional. Em 2015, criei a minha empresa e a minha marca, a “Read Me”. Entre 2014 e 2019, fui docente na ESECS e, em 2020, fui docente na FCSH-Nova. Em 2017 voltei à universidade em Lisboa, desta vez para frequentar o doutoramento em Estudos de Tradução.

Atualmente, sou tradutora e revisora. Desenvolvo também atividades de formação e presto serviços de consultoria linguística e cultural.

Para além da esfera profissional, sou investigadora no CEAUL (ULisboa). No meu perfil no LinkedIn (https://www.linkedin.com/in/rmritamenezes/ ) vou divulgando algumas atividades e projetos nos quais estou envolvida.

Em termos profissionais, o Politécnico de Leiria permitiu-me construir os alicerces que sustentaram todo o meu percurso. Em termos pessoais, algumas pessoas que aí conheci, tanto colegas como docentes, continuam a fazer parte da minha rede de contactos e do meu círculo de amizades – isto é algo muito valioso!

Espero que a Rede Alumni continue a ser um dos elos de ligação mais importantes entre a instituição e os seus antigos estudantes.

Para o desenvolvimento desta Rede, sugiro a divulgação junto de antigos estudantes de ações de formação e/ou workshops que permitam o “regresso” à instituição. E o inverso também seria muito interessante: procurar identificar junto dos alumni as lacunas existentes em termos formativos e, com o Politécnico de Leiria, apresentar propostas que possam ir ao encontro destas necessidades.