Exposição Cintilações e Reflexos – Água: até 11 de setembro | Pavilhão do Conhecimento

Até 11 de setembro

Politécnico de Leiria Leva Obras de Desenho e Vídeo sobre Água ao Pavilhão do Conhecimento

“Cintilações e Reflexos – Água” é o mote da exposição coletiva de desenho e vídeo promovida pelo Politécnico de Leiria, patente no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa, que pretende tornar sensíveis as razões pelas quais qualquer um de nós desenvolve desde tenra infância uma relação imagética com a água. A exposição dá a conhecer diversas obras em desenho e vídeo que abordam as expressões da água – queda, movimento, ondulação, depósito, serenidade, degelo, profundidade, reflexo, entre outros -, estando patente até 11 de setembro.

A exposição tem como comissários Philips Cabau, arquiteto e professor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, e Samuel Rama, pró-presidente do Politécnico de Leiria para a área da Cultura e Bibliotecas.

«Nos modos como a água estabelece, com os demais elementos do mundo natural que integra, as suas complexas articulações, reconhecemos muitas das problemáticas que caraterizam o desenho — na sua relação com o fazer artístico. Não é tanto uma coincidência pontual ou metafórica, mas uma elaborada rede de correspondências. Entre ambos, água e desenho, são tantas as semelhanças que se diria tratar-se do mesmo mapa. Água e desenho são entidades que possuem fronteiras e identidades complexas. Para as apreender, mais que identificá-las pelos seus contornos, devemos tentar aceder à sua potência seminal, à sua transversalidade estrutural», referem Samuel Rama e Philip Cabau, acrescentando: «É esse o assunto central da exposição que agora se apresenta no Pavilhão: um movimento pendular entre a imaginação das formas e a identificação das forças que as geram».