Licenciatura em Educação Básica

Vagas abertas para 2018/2019

Objetivos

O curso de Educação Básica visa proporcionar conhecimentos e competências teóricas, práticas e metodológicas nas áreas de docência do ensino básico, de forma a promover o saber e a motivação dos profissionais, dinamizando o seu próprio desenvolvimento em trabalho em projetos empreendedores e inovadores, ligados às áreas da docência e às ciências da educação.

O plano curricular e as experiências de formação que estruturam o curso permitirão ao estudante:
  • Desenvolver uma consciência responsável, reflexiva e crítica na construção da sua identidade pessoal e social;
  • Desenvolver capacidades de trabalho colaborativo na resolução de problemas encontrados em contextos diversificados;
  • Mobilizar conhecimentos, capacidades e atitudes, em contextos diversificados, na construção de novos saberes científicos, culturais e tecnológicos;
  • Mobilizar diversas linguagens para expressar e comunicar a sua relação com a realidade em contextos diversificados;
  • Participar de forma crítica e construtiva em projetos de investigação desenvolvidos em contexto escolar e/ou não escolar, criando uma consciência do papel da escola como polo de desenvolvimento social e cultural;
  • Desenvolver metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a múltiplos contextos;
  • Desenvolver a curiosidade e o gosto intelectual pelo saber e pela investigação, como eixos do seu processo de formação.

Ciências da Educação e Formação de Professores

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
9853301Metodologia de Investigação EducacionalS1330 h
9853302Números e OperaçõesS1552,50 h
9853303Natureza da MatemáticaS1437,50 h
9853304Comunicação e Expressão em Língua PortuguesaS1437,50 h
9853305Expressão MusicalS1552,50 h
9853306Expressão MotoraS1552,50 h
9853307História de PortugalS1445 h
9853308Sociologia e Antropologia da EducaçãoS2660 h
9853309Prática Pedagógica IS2430 h
9853310Tópicos de Álgebra e FunçõesS2445 h
9853311Literatura PortuguesS2445 h
9853312Expressão DramáticaS2445 h
9853313Matéria e EnergiaS2437,50 h
9853314Geografia HumanaS2445 h
CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
9853315Psicologia do Desenvolvimento e da AprendizagemS1330 h
9853316Tópicos de Análise de Dados, Estatística e ProbabilidadesS1445 h
9853317Literatura para a InfânciaS1545 h
9853318Linguística do Português IS1552,50 h
9853319Expressão PlásticaS1552,50 h
9853320Unidade e Diversidade BiológicaS1445 h
9853321Geografia FísicaS1437,50 h
9853322Necessidades Educativas EspeciaisS2330 h
9853323Prática Pedagógica IIS2437,50 h
9853324Geometria e MedidaS2560 h
9853325Linguística do Português IIS2545 h
9853326Educação Estética e ArtísticaS2545 h
9853327Diversidade GeológicaS2437,50 h
9853328História Local e Cidadania para o PatrimónioS2437,50 h
CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
9853329Organização e Desenvolvimento CurricularS1322,50 h
9853330Didática das ExpressõesS1445 h
9853331Didática da MatemáticaS1445 h
9853332Didática do Estudo do MeioS1445 h
Opção IS1545 h
9853334Aquisição e Desenvolvimento da LinguagemS1445 h
9853335Artes, Criatividade e DesenvolvimentoS1660 h
9853336Didática da LínguaS2445 h
9853337Prática Pedagógica IIIS2875 h
Opção IIS2445 h
9853339Processamento da Leitura e da EscritaS2560 h
9853340Expressões IntegradasS2330 h
9853341Seres Vivos e AmbienteS2337,50 h
9853342Educação para a SaúdeS2330 h

Saídas profissionais

  • Acesso aos cursos de Mestrado que habilitam profissionalmente para a docência na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
  • Desempenho de funções de técnico de educação em contextos diversos: creches, jardins de infância e escolas, centros de ocupação de tempos livres, centros culturais, museus, bibliotecas e ludotecas, divisões educativas e de lazer de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia e Instituições de Solidariedade Social
  • Integração em equipas multidisciplinares para promoção de projetos educativos em contextos diversificados
  • Conceção, produção e desenvolvimento de recursos didáticos com aplicação a contextos de educação formal e não formal

Condições de acesso

Provas de ingresso
O seguinte conjunto:
(17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais
(18) Português

Consulte a Deliberação nº 174_2018 que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2018/2019.

 

Preferência regional
Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%

 

Classificações mínimas
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos

 

Fórmula de cálculo
Média do secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%

 

Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao IPLeiria devem ser consultadas na  página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.