Candidaturas a bolsas de estudo

As candidaturas ainda podem ser submetidas: até 31 de maio de 2019. Mas, neste caso, o valor da bolsa de estudo será proporcional ao período de estudos/estágio.

Read more
Candidaturas – Bolsas FASE® 2018/2019

Fundo de Apoio Social ao Estudante (FASE®) visa apoiar os estudantes a nível de integração social, além de complementar os apoios económicos existentes.

Read more
Unidades alimentares: Leiria, Caldas da Rainha e Peniche

Qualidade, diversidade e equilíbrio num serviço de alimentação para estudantes, a preços sociais, em 5 cantinas, 1 snack-bar, 8 bares e 2 restaurantes.

Read more
Projeto U-Bike em funcionamento

Estão à disposição dos estudantes e colaboradores do Politécnico de Leiria 220 bicicletas elétricas, nas cidades de Leiria, Caldas da Rainha e Peniche.

Read more
Parcerias com o Politécnico de Leiria

Os Serviços de Ação Social estabelecem, frequentemente, protocolos com entidades que atribuem vantagens à comunidade académica. Consulte-as.

Read more
Xadrez individual – Campeonato Nacional Universitário

Estudantes-atletas do Politécnico de Leiria entre as melhores dez no Campeonato Nacional Universitário

Read more

// 10 dicas para novos estudantes //

  1. Como estudante do Politécnico de Leiria, foi-te criada uma conta de e-mail (numero_de_estudante@my.ipleiria.pt) e que pode ser acedida em webmail.my.ipleiria.pt
  2. Tens Wi-fi (gratuito) em todas as Escolas, residências, cantinas e espaços do Politécnico de Leiria. Podes descobrir como configurar o Wi-fi e o e-mail na página dos Serviços de Informática (SI).
  3. Podes aceder online aos Serviços Académicos (SA) para tratar de matrículas, inscrições e pagamentos. No Portal do Estudante, podes consultar online o teu horário e resultados das avaliações.
  4. Podes usar qualquer uma das cinco cantinas e oito bares em todos os campi. Se comprares antecipadamente a senha, cada refeição fica por 2,65 €.
  5. Podes procurar informação sobre bolsas e apoios sociais nos Serviços de Ação Social. É também através destes Serviços que podes saber como recorrer a serviços médicos, a preços reduzidos, e às modalidades desportivas do Politécnico de Leiria.
  6. Com o teu cartão de estudante, tens descontos em livrarias, restaurantes, ginásios e muitos outros serviços. Informa-te aqui!
  7. Todas as Unidades Curriculares (UCs) têm um espaço no Moodle. Acede a ead.ipleiria.pt, para veres se já há informações e materiais disponibilizados pelos teus professores.
  8. Para saberes quais os livros e recursos das bibliotecas, não precisas de sair de casa. Basta consultar o catálogo online.
  9. Através do SAPE (Serviço de Apoio ao Estudante), podes obter orientação e acompanhamento pessoal e social, apoio psicológico e orientação vocacional.
  10. E, por último, se sonhas com uma experiência internacional e pretendes alargar os teus horizontes, estás no sítio certo! O Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional do Politécnico de Leiria ajudar-te-á a eleger a melhor opção! Sabe como em: gmci@ipleiria.pt.

– Uma instituição centralizada na cidadania, cultura, arte e desporto

Obter uma sólida preparação científica e técnica é fundamental, mas não suficiente.

Cultura, desporto e lazer são vivências essenciais que potenciam o teu desenvolvimento pessoal.

Podes praticar música ou teatro e ter acesso a  exposições e espetáculos. Colóquios, conferências nacionais e internacionais, sessões de debate diversificadas, apresentação e lançamento de livros fazem parte do nosso quotidiano. Podes, além disso, praticar as mais diversas modalidades desportivas, como surf, futebol, ténis e andebol – o Politécnico de Leiria sagrou-se campeão nacional universitário de andebol feminino, em 2014.

Entre as iniciativas das Escolas, nomeadamente as da ESAD.CR (uma das mais prestigiadas escolas europeias de design, de acordo com a revista internacional “Domus”), dos seus departamentos, dos centros de investigação, dos estudantes e dos serviços, encontrarás sempre motivos de interesse para aprofundares a tua formação, enquanto indivíduo.

– Um Instituto focado ao máximo nos seus estudantes

No Politécnico de Leiria, preocupamo-nos com a inclusão de todos os estudantes, de forma equitativa. O teu sucesso é o nosso sucesso!

Unidades como os Serviços de Ação Social, o SAPE, os SI, a UED ou o CRID têm um papel ativo a nível do apoio aos estudantes. 

// Serviços de Ação Social //

Os Serviços de Ação Social são uma unidade funcional do Politécnico de Leiria dotada de autonomia administrativa e financeira.

Estes Serviços concedem apoios sociais diretos (bolsas de estudo e auxílios de emergência) e indiretos (alimentação, alojamento, serviços de saúde, atividades culturais e desportivas e outros apoios educativos, nomeadamente: a tunas, grupos de teatro, produções de espetáculos culturais, atividades de integração, atividades das Associações de Estudantes, representação de estudantes do Politécnico de Leiria e atividades de formação para a cidadania), bem como outros benefícios sociais.

São, igualmente, concedidos apoios especiais a estudantes com necessidades educativas especiais.

Estes Serviços têm, pois, por missão promover a igualdade de oportunidades, o bem-estar e o sucesso escolar da comunidade estudantil do Politécnico de Leiria.

»» Conhece mais sobre os Serviços de Ação Social aqui.

// Serviço de Apoio ao Estudante . SAPE //

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) é uma unidade funcional do Politécnico de Leiria que tem como objetivos:

  • Implementar medidas de apoio aos estudantes, no sentido de estes lidarem, mais eficazmente, com as pressões e desafios que lhes são colocados, em diferentes níveis: académico, de decisão vocacional e/ou afetivo e social;
  • Promover a construção de competências de natureza intra e interpessoal, perspetivadas como relevantes para a promoção do desenvolvimento global e harmonioso dos estudantes do Politécnico de Leiria;
  • Desenvolver atividades e propostas de intervenção que se reflitam numa abordagem mais personalizada do processo de ensino-aprendizagem;
  • Acompanhar e otimizar os trajetos dos estudantes na instituição.

»» Visita a página do SAPE.

// Serviços Informáticos . SI //

O Politécnico de Leiria coloca à disposição dos estudantes diversas salas de informática, acesso livre à Internet e diversos serviços de rede, como conta de correio eletrónico, impressão, armazenamento de ficheiros em rede, entre outros.

Além disto, a instituição disponibiliza acesso wireless a toda a comunidade académica, bem como a utilizadores visitantes de outras instituições de ensino superior aderentes ao Projeto e-U. 

A rede wireless instalada no Politécnico de Leiria abrange todos os campi de todas as escolas, bem como os serviços centrais e a totalidade das residências de estudantes e permite total mobilidade aos seus utilizadores nas áreas cobertas, assegurando-lhes um contínuo acesso aos serviços e conteúdos disponibilizados através da Internet. 

»» Visita a página dos Serviços Informáticos para conheceres os serviços a que podes ter acesso.

// Unidade de Ensino a Distância . UED //

A Unidade de Ensino a Distância (UED) dinamiza a criação de formação a distância no seio do Politécnico de Leiria, de forma inovadora, e fomenta a utilização de novas formas de ensino, aprendizagem e partilha de conhecimento, recorrendo ao uso das mais recentes tecnologias de informação e comunicação.

A UED apoia a utilização de várias ferramentas em contexto de educação/formação, nomeadamente, a utilização da plataforma EaD do IPLeiria.

»» Visita a página da UED para conheceres melhor esta Unidade.

// Centro de Recursos para a Inclusão Digital . CRID //

Dotado de recursos tecnológicos e dinamizado por técnicos qualificados, este centro tem como missão promover a inclusão social da população com necessidades educativas especiais, através do recurso a ajudas técnicas e produtos de apoio no âmbito da acessibilidade digital.

»» Visita a página do CRID para perceberes como apoiamos a comunidade académica e a sociedade civil.

// Praxe //

As atividades de praxe são um bom modo de integração e criação de laços de amizade nos momentos iniciais. Contudo, relembramos que a praxe é facultativa e que há limites que devem ser sempre respeitados. Consulta online as Normas Reguladoras dos Atos de Praxe e o Código de Praxe, aprovado pela Ordem D. Dinis (Academia de Leiria).