Potenciamos a formação dos nossos estudantes

Os Serviços de Ação Social são uma Unidade Funcional do Instituto Politécnico de Leiria que tem como objetivo contribuir para assegurar a igualdade de oportunidades de acesso, frequência e êxito escolar aos estudantes que ingressam nas Escolas do Instituto, proporcionando-lhes condições que permitem superar desigualdades económicas e sociais. Estes serviços concedem, no âmbito das suas competências, apoio direto e indireto e outros benefícios sociais. Prestam serviço à comunidade académica, cumprindo compromisso de equidade e qualidade, visando a formação integral dos estudantes.


Competências

  • Atribuir bolsas de estudo;
  • Acompanhar os estudantes no sentido de identificar situações supervenientes de carência económica, desadaptação ao ambiente escolar, ou outras que possam influenciar o sucesso escolar e a inserção social dos estudantes;
  • Conceder auxílios de emergência, apoio excecional, em numerário ou em espécie, para acorrer a situações não previstas e de emergência, que se enquadrem nos objetivos da ação social no Ensino Superior;
  • Promover a criação, manutenção e funcionamento das residências, refeitórios, bares e snack-bares das unidades e serviços do IPLeiria;
  • Promover a prestação de serviços de saúde preventivos dentro dos recursos disponíveis dos Serviços de Ação Social;
  • Promover o estabelecimento de protocolos com os serviços locais e regionais do Ministério da Saúde, a fim de facilitar o acesso dos estudantes aos mesmos;
  • Promover a criação, manutenção e funcionamento de serviços de informação, de reprografia, de apoio bibliográfico e de material escolar;
  • Apoiar as atividades desportivas e culturais.

Órgãos

O Conselho de Ação Social

O Conselho de Ação Social é o órgão superior de gestão da ação social, cabendo-lhe definir e orientar o apoio a conceder aos estudantes.

O Conselho é constituído:

  1. Pelo Presidente do IPLeiria, que preside, com voto de qualidade;
  2. Pelo Administrador para a Ação Social;
  3. Por dois representantes das associações de estudantes das escolas do IPLeiria, um dos quais bolseiro.

Compete ao Conselho aprovar a forma de aplicação, nos Serviços de Ação Social, da política de ação social; fixar e fiscalizar o cumprimento das normas de acompanhamento que garantam a funcionalidade dos Serviços de Ação Social; dar parecer sobre o relatório de atividades, bem como sobre os projetos de orçamento para o ano económico seguinte e sobre os planos de desenvolvimento a médio prazo, para a ação social; propor mecanismos que garantam a qualidade dos serviços prestados e definir os critérios e os meios para a sua avaliação.

O Administrador para a Ação Social

Compete ao Administrador para a Ação Social assegurar o funcionamento e a dinamização dos Serviços de Ação Social e a execução dos planos e deliberações pelos órgãos competentes. O Administrador para a Ação Social é nomeado em comissão de serviço pelo Presidente do IPLeiria, sendo o cargo equiparado ao de subdiretor-geral, para todos os efeitos legais.

Compete, em especial, ao Administrador para a Ação Social: instalar e garantir a funcionalidade dos serviços e assegurar a gestão corrente dos Serviços de Ação Social; superintender e gerir os recursos humanos e financeiros afetos aos Serviços de Ação Social; propor os instrumentos de gestão previsional e elaborar os documentos de prestação de contas previstos no Decreto-Lei n.º 155/92, de 28 de Julho; propor ao Conselho os projetos de orçamento para o ano económico seguinte e os planos de desenvolvimento a médio prazo e promover o tratamento das informações e declarações prestadas pelos estudantes candidatos a benefícios da ação social.

Administrador: Doutor Miguel Jerónimo


Organização

Divisão dos Serviços de Apoio ao Estudante:

  1. Setor de Prevenção Social e Procuradoria
  2. Setor de Apoio Financeiro
  3. Setor de Alojamento
  4. Setor de Alimentação
  5. Setor das Atividades Desportivas e Culturais
  6. Setor de Saúde
  7. Setor de Serviços de Informação, de Reprografia, de Apoio Bibliográfico e Material Escolar

Divisão de Serviços Administrativos e Financeiros:

  1. Secção Administrativa
  2. Secção Financeira
  3. Secção de Aprovisionamento

Organograma

Organograma


Contactos

Serviços Administrativos

Serviços Administrativos
Serviços Morada e Telefone Horário de Atendimento ao Público E-mail Geral
Edifício sede
Leiria
Rua General Norton de Matos
2410-191 Leiria
Telefone: 244 830 640
De 2.ª a 6.ª feira
09h00 às 12h00
14h00 às 16h30
Campus 3
Caldas da Rainha
Rua Isidoro Inácio Alves de Carvalho
2500-321 Caldas da Rainha
Telefone: 262 839 666
Campus 4
Peniche
Santuário da Nossa Senhora dos Remédios
2520-641 Peniche
Telefone: 262 783 087

Outros Serviços

Setor de Serviços de Informação, de Reprografia, de Apoio Bibliográfico e Material Escolar

Os Serviços de Ação Social disponibilizam, desde 2006, um serviço de livraria, sito no Edifício C, do Campus 2, em Leiria. Esta iniciativa permite que toda a comunidade académica do IPLeiria aceda, em condições preferenciais, a produtos e atividades culturais, com especial relevo para a aquisição de livros e revistas de carácter técnico-científico e generalista, a preços mais acessíveis. Os Serviços de Ação Social contam ainda com um serviço de reprografia sito no Campus 2 e no Campus 3 do IPLeiria, sitos, respetivamente, em Leiria e em Caldas da Rainha.

Atividades Culturais

Os Serviços de Ação Social apoiam atividades promovidas pela comunidade estudantil do IPLeiria, designadamente: Associações de Estudantes, Tunas, Grupos de Teatro, produção de espetáculos culturais, atividades de integração, representação de estudantes do Instituto e atividades de formação para a cidadania.


Informação de Gestão


Publicitação de Atos

CONCURSOS:

Carreira Técnico Superior/Assistente Técnico/Assistente Operacional/Informática

Formulários

Procedimento concursal comum –  Assistente Técnico SAS/IPLeiria  – n.º 5/2016

Três postos de trabalho nos Serviços de Apoio ao Estudante dos Serviços de Ação Social do IPLeiria

– Aviso n.º 2858/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 44 de 03 de março de 2016

Projeto de lista de candidatos admitidos e candidatos excluídos.

– Lista definitiva de candidatos admitidos/excluídos

Resultados da prova de conhecimentos e avaliação curricular

– Calendarização da Entrevista Profissional de Seleção

-Resultados da Entrevista Profissional Seleção-SAE

-Resultados dos métodos de seleção intercalares-SAE

-Projeto de Lista de Ordenação Final-SAE

– Lista unitária de ordenação final

-Aviso em Diário da República-Homologação Lista Unitária Ordenação Final

 

Procedimento concursal comum –  Assistente Técnico SAS/IPLeiria  – n.º 4/2016

Um posto de trabalho nos Serviços de Secretariado da Administração e Expediente dos Serviços de Ação Social do IPLeiria

-Aviso n.º 2860/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 44 de 03 de março de 2016

Projeto de Lista Candidatos Admitidos/Excluídos-SA/Exp

Lista definitiva Admitidos e Excluídos-SA e Exp.

-Resultos da Prova de Conhecimentos e Avaliação Curricular-SA/Exp

-Calendarização da Entrevista Profissional Seleção_SA-Exp

Anexo II-Resultados da Entrevista Profissional-SA-Exp

Anexo III-Resultados dos métodos de seleção intercalares-SA-Exp

Anexo IV-Projeto de Lista Unitária de Ordenação Final-SA-Exp

-Homologação da Lista Unitária de Ordenação Final-SA.Exp

-Aviso em Diário da República-Homologação Lista Unitária Ordenação Final

 

Procedimento concursal comum –  Assistente Técnico SAS/IPLeiria  – n.º 3/2016

Um posto de trabalho nos Serviços Administrativos e de Recursos Humanos dos Serviços de Ação Social do IPLeiria

– Aviso n.º 2857/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 44 de 03 de março de 2016

Projeto de lista de candidatos admitidos e de candidatos excluídos

Lista definitiva candidatos admitidos/excluídos-SA/RH

Resultados 1º método seleçao_Prova Conhecimentos e Av.Curricular-SA/RH

-Calendarização da Entrevista Profissional Seleção_SA-RH

Anexo II-Resultados da Entrevista Profissional-SA_RH

Anexo III-Resultados dos métodos de seleção intercalares-SA_RH

Anexo IV-Projeto de Lista de Ordenação Final

-Homologação da Lista Unitária de Ordenação Final-SA.RH

-Aviso em Diário da República-Homologação Lista Unitária Ordenação Final

 

Procedimento concursal comum –  Assistente Técnico SAS/IPLeiria  – n.º 2/2016

Um posto de trabalho no Setor de Alimentação dos Serviços de Ação Social do IPLeiria

– Aviso n.º 2859/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 44 de 03 de março de 2016

Projeto de Lista de Candidatos Admitidos e Candidatos Excluídos

– Lista definitiva de candidatos admitidos/excluídos

Resultados da prova de conhecimentos

Calendarização da Entrevista Profissional de Seleção

– Resultados da Entrevista Profissional de Seleção

– Resultados dos métodos de seleção intercalares

– Projeto de lista de ordenação final

-Homologação da Lista Unitária de Ordenação Final-Alimentar

 

Procedimento concursal comum –  Assistente Técnico SAS/IPLeiria  – n.º 1/2016

Um posto de trabalho na área de Aprovisionamento e Contabilidade do Setor Financeiro dos Serviços de Ação Social do IPLeiria

Aviso n.º 2592/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 41 de 29 de fevereiro de 2016

Projeto de Lista Candidatos Admitidos/Excluídos

Lista definitiva candidatos admitidos/excluídos

Resultados da Prova de Conhecimentos e Avaliação Curricular-SF

-Resultado Entrevista Profissional Seleção_SF/Aprov

-Projeto de Lista Unit.Ordenação Final-SF.Aprov

-Homologação da Lista Unitária de Ordenação Final-SF.Aprov

-Aviso em Diário da República-Homologação Lista Unitária Ordenação Final

 

Procedimento concursal comum –  Assistente Operacional SAS/IPLeiria  – n.º 2/2015

Doze postos de trabalho em Leiria, Caldas da Rainha e Peniche, na carreira e categoria de Assistente Operacional para as Áreas de Alimentação e de Alojamento dos Serviços de Ação Social do IPLeiria:

-Ref.ª A – Área de Alimentação (6) para Leiria e Peniche;

-Ref.ª B – Área de Alojamento/Empregada de Andar (4) para Caldas da Rainha e Peniche;

-Ref.ª C – Área de Alojamento/Vigilância noturna e/ou diurna (2) para Caldas da Rainha e Peniche.

 

Procedimento concursal comum –  Assistente Técnico SAS/IPLeiria  – n.º 1/2015

Um posto de trabalho na carreira e categoria de Assistente Técnico para Área de Desporto do Setor das Atividades Desportivas e Culturais dos Serviços de Ação Social do IPLeiria.


Legislação

Despacho n.º 279/2015, de 11 de agosto – Despacho de Delegação de Competências relativo à cobrança coerciva de mensalidades/preço por noite, nas unidades de alojamento dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Leiria.

Despacho n.º 26 873/2005, publicado na 2.ª série do Diário da República, n.º 248, de 28 de dezembro
Regulamento Orgânico dos Serviços de Ação Social do IPLeiria.

Decreto-Lei n.º 129/93, publicado na I série-A do Diário da República, n.º 94, de 22 de abril
Estabelece os princípios da política de ação social no ensino superior.

Alterações:

  • Lei n.º 113/97, publicada na I série-A do Diário da República, n.º 214, de 16 de setembro;
  • Lei n.º 62/2007, publicada na 1.ª série do Diário da República, n.º 174, de 10 de setembro;
  • Decreto-Lei n.º 204/2009, publicado na 1.ª série do Diário da República, n.º 168, de 31 de agosto. 

Regulamentos Internos

Código de Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar

Normas de Funcionamento d’A Companhia dos Livros dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Leiria

Normas FASE® – Normas para a Atribuição do Fundo de Apoio Social ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria 

Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior

Regulamento de Funcionamento das Residências de Estudantes

Regulamento de Funcionamento PAFE® – Programa de Atividade Física para Estudantes do Instituto Politécnico de Leiria

Regulamento de Utilização do Campo de Jogos do Instituto Politécnico de Leiria

Regulamento de Utilização dos Serviços Médicos do IPLeiria


Louvores

Despacho n.º 34/2016 – Louvor a M.ª Celeste Oliveira

Louvor-310-2011_Maria-Celeste-Jesus

Louvor-697-2010-Maria-Leonor-Pego

Louvor-23-2004_M.Encarnação-Fernandes

 


Sugestões