serviços de ação social
Competências
No âmbito da sua atuação, os Serviços de Ação Social (SAS) disponibilizam apoios diretos – bolsas de estudo, auxílios de emergência e apoios especiais a estudantes com necessidades educativas específicas; e indiretos – serviços de alimentação, alojamento, saúde, atividades culturais e desportivas, pautando-se por uma relação de proximidade com a comunidade académica.

Compete aos SAS:
- Atribuir bolsas de estudo;
- Identificar situações supervenientes de carência económica, desadaptação ao ambiente escolar ou outras que possam influenciar o sucesso académico e a integração social dos estudantes, propondo as ações a desenvolver;
- Conceder auxílios de emergência, sob forma de apoio excecional, em numerário ou em espécie;
- Atribuir bolsas de apoio, como forma de compensar a colaboração dos estudantes em atividades organizadas pelo IPLeiria;
- Assegurar o funcionamento e a manutenção de residências e de unidades alimentares;
- Promover a prestação de serviços de saúde;
- Promover e apoiar atividades desportivas, culturais e promotoras de bem-estar;
- Estimular e apoiar atividades de voluntariado e de responsabilidade social;
- Promover a celebração de protocolos de cooperação com benefícios específicos para os estudantes do IPLeiria, nomeadamente em áreas como a saúde;
- Assegurar o funcionamento e a manutenção de serviços de informação, de reprografia, de apoio bibliográfico e de material escolar.
Órgãos
Administração para a Ação Social
A Administração para a Ação Social é livremente nomeada e exonerada pelo presidente do Politécnico de Leiria, de entre as pessoas com saber e experiência na área da gestão. O estatuto de Administradora para a Ação Social é equiparado ao estatuto do Administrador do Politécnico de Leiria para todos os efeitos legais, isto é, a cargo de direção superior de 2.º grau, salvo se o Administrador do Politécnico de Leiria tiver outra equiparação ou a lei dispuser de forma diversa.
Administradora: Cláudia Andreia da Cunha Belém Toneca
Compete à Administradora para a Ação Social
- Orientar e superintender a gestão administrativa e financeira dos Serviços, pugnando pela eficiência na utilização dos seus meios e recursos;
- Assegurar a gestão corrente dos Serviços de Ação Social, garantindo a sua funcionalidade;
- Superintender e coordenar os recursos humanos afetos aos Serviços de Ação Social;
- Organizar a estrutura interna do serviço e definir as regras necessárias ao seu funcionamento;
- Assegurar o cumprimento das deliberações aprovadas pelos órgãos colegiais do IPLeiria;
- Propor os instrumentos de gestão previsional e elaborar os documentos de prestação de contas previstas na lei;
- Fazer zelar pelo cumprimento das regras de gestão de qualidade, bem como dos demais instrumentos de apoio à gestão;
- Promover o tratamento das informações e declarações prestadas pelos estudantes candidatos a benefícios sociais.
Compete, em especial, à Administradora para a Ação Social
- Elaborar as propostas de orçamento e do plano de atividades, assim como apresentar os relatórios de atividades e de contas ao Presidente do IPLeiria;
- Elaborar a proposta de regulamento orgânico;
- Representar os Serviços de Ação Social, assim como estabelecer as ligações externas, ao seu nível, com outros serviços e organismos da Administração Pública ou outras entidades congéneres, nacionais ou internacionais;
- Promover projetos de responsabilidade e inovação social;
- Promover ações de combate à discriminação social na Instituição;
- Exercer as funções que lhe sejam delegadas pelo presidente e/ou pelo conselho de gestão do IPLeiria.
O Conselho de Ação Social
O Conselho de Ação Social é o órgão superior de gestão da ação social do IPLeiria, cabendo-lhe definir e orientar a política de ação social.
O Conselho de Ação Social é constituído
- Pelo Presidente do IPLeiria, que preside, com voto de qualidade;
- Pela Administradora para a Ação Social;
- Por dois estudantes indicados pelas Associações de Estudantes do IPLeiria, um dos quais bolseiro.
Compete ao Conselho de Ação Social
- Aprovar a forma de aplicação da política de ação social do IPLeiria;
- Fixar e fiscalizar o cumprimento das normas que garantam a funcionalidade dos Serviços de Ação Social;
- Dar parecer sobre o plano de ação do IPLeiria para a ação social e sobre o relatório de atividades, bem como sobre os projetos de orçamento para o ano económico seguinte e os planos de desenvolvimento a médio prazo para a ação social;
- Propor mecanismos que garantam a qualidade dos serviços prestados pelos Serviços de Ação Social e definir os critérios e os meios para a sua avaliação.
Organograma

Organização

Divisão de Alimentação (DAL)
Competência: garantir à comunidade académica no âmbito dos apoios sociais indiretos, as valências de alimentação e nutrição, assim como proceder à gestão das unidades alimentares dos Serviços de Ação Social do IPLeiria.
Compreende os seguintes setores:
- Setor de Gestão de Unidades Alimentares (SEGUA)
- Setor de Prestação de Serviços de Catering (SCaT)

Divisão de Apoio Social e Alojamento (DASA)
Competência: assegurar a disponibilização de apoios sociais diretos aos estudantes do IPLeiria, assim como, no âmbito dos apoios indiretos, a gestão dos processos de atribuição de alojamento nas residências de estudantes do IPLeiria.
Compreende os seguintes serviços e setores:
- Setor de Apoio Social (SASo)
- Setor de Alojamento (SAl)

Unidade de Desporto, Saúde e Bem-Estar (UDSBE)
Competência: desenvolver ações de promoção da prática desportiva formal e informal, assim como desenvolver e apoiar atividades promotoras de bem-estar, nas suas diferentes valências, e de apoio no âmbito da prestação de cuidados de saúde à comunidade académica do IPLeiria.

Unidade Administrativa e Financeira(UAF)
Competência: assegurar os procedimentos inerentes à gestão administrativa e financeira dos Serviços de Ação Social, nomeadamente nas áreas:
- Financeira;
- Contabilidade;
- Tesouraria;
- Aprovisionamento;
- Recursos Humanos.

Gabinete da Administradora dos Serviços de Ação Social (GA SAS)
Competência: exerce funções de apoio e secretariado à Administradora dos Serviços de Ação Social e em todas as atividades complementares.
Contactos
Leiria | Campus 2
Morro do Lena – Alto do Vieiro
2400-822 Leiria
(Piso 2, Cantina 2)
Coordenadas: 39.733374, -8.821551
Telefone: (+351) 244 830 640
E-mail: sas@ipleiria.pt
Horário de atendimento
14:00h – 17:00h
Caldas da Rainha | Campus 3
Rua Isidoro Inácio Alves de Carvalho
2500-321 Caldas da Rainha
Coordenadas: 39.39535, -9.13519
Telefone: (+351) 262 839 666
E-mail: sas@ipleiria.pt
Horário de atendimento
14:00h – 17:00h
Peniche | Campus 4
Rua do Conhecimento, n.º 2
2520-614 Peniche
Coordenadas: 39.36498, -9.40261
Telefone: (+351) 262 783 087
E-mail: sas@ipleiria.pt
Horário de atendimento
14:00h – 17:00h
Informação de Gestão
Balanço Social
Subvenções e Benefícios Públicos
Em atualização
Relação de doações, heranças, ofertas ou donativos recebidos
Em atualização
Em atualização
Declarações
Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro
Em atualização
Em atualização
Planos e Relatórios de Atividades
Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR)
Manual de Procedimentos e Controlo Interno (MaPCI)
Publicitação de Atos
Cargo de Dirigente
Carreira de Técnico Superior/Assistente Técnico/Assistente Operacional/Informática
ATENÇÃO: DESDE DEZEMBRO DE 2023, OS PROCEDIMENTOS CONCURSAIS DECORREM NA PLATAFORMA – https://recrutamento.ipleiria.pt
Formulários
Formulário de audiência dos interessados
Ofertas de Mobilidade
Assistente Técnico para o exercício de funções nos Serviços de Apoio ao Estudante – OE201910/0885
De acordo com o previsto no artigo 5.º do RGPC, as entidades abrangidas adotam e implementam um Programa de Cumprimento Normativo que inclua, pelo menos:
Assistente Técnico para o exercício de funções na Divisão Administrativa e Relação com os Estudantes – OE202112/0220
Procedimento Concursal
BEP-Publicação-integral-Serviço Social
Projeto Lista Admitidos Excluídos-Anexo-I-da-Ata-n.o-2.
Anexo-I-Lista-definitiva de admitidos/excluídos
Anexo-II-convocatória p/prova conhecimentos
Ata-n.o-5-Anexo II-Resultados da Prova Conhecimentos
Convocatoria-para-avaliacao-psicologica
VII-Ata_Anexo-I-Resultados-Av.Psicologica
VII-Ata-_-Anexo-II-Convocatoria-EPS
Resultado_Prova-de-conhecimentos_Desporto.pdf
Resultado_Avaliacao-curricular-1.pdf
Convocatoria-Provas-de-Avaliacao-Psicologica-Desporto
Anexo-II_EAPsicologica_Resultados
Anexo-V_Realizacao-Entrevista-Profissional-de-Selecao
Entrevista-Profissional-de-Selecao-seg.-provas
Legislação
Externa
Interna
Regulamentos
Louvores
Declaração de acessibilidade
A plataforma SASocial foi desenvolvida no âmbito de um projeto SAMA (Sistema de Apoio à Modernização Administrativa) em consórcio com várias instituições do ensino superior politécnico. Trata-se de uma plataforma tecnológica desenvolvida em regime de “open source” com recurso a tecnologias inovadoras e com grande potencial de evolução. Teve como principal objetivo a desmaterialização de processos e a oferta de serviços acessíveis online, direcionados à ação social do ensino superior.
Acesso à plataforma: https://sasocial.ipleiria.pt/
Declaração de acessibilidade: https://sasocial.ipleiria.pt/acessibilidade

Programa de Cumprimento Normativo
O Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro, cria o Mecanismo Nacional Anticorrupção e estabelece o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC), aprovado em anexo ao referido diploma.
- Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas (PPR), que identifique, analise e classifique os riscos que possam expor a entidade à prática de atos de corrupção e infrações conexas e consagre medidas preventivas e corretivas;
- Código de Conduta, que inclua princípios e regras de ética profissional e identifique as sanções disciplinares e penais aplicáveis;
- Pograma de Formação, que assegure formação interna a todos os dirigentes e trabalhadores no âmbito do Programa de Cumprimento Normativo;
- Canal de Denúncias, que assegure os direitos dos denunciantes nos termos da Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro.
As entidades públicas abrangidas, no âmbito do princípio da transparência administrativa, publicam igualmente, na intranet e na sua página oficial na Internet: , um conjunto de informação sobre a instituição, onde se inclui:
Informação sobre a instituição
Informação a consultar
Avisos sobre os procedimentos pré-contratuais mais relevantes
As publicações obrigatórias constam do Portal Base dos Contratos Públicos